quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A Destruição Sistemática pela Natureza do Haiti



Um País que é abraçado pela fúria da natureza, que lhe leva o povo e lhe deixa os escombros, enterrados na sua historia.
Assistimos a tudo neste país, um dos mais pobres do mundo.
São tufões que tudo levam!
Levam as frágeis barracas de milhões de famílias e deixam-nas despidas de qualquer abrigo.
Mas o povo não se atemoriza e no pouco que tem à mão, toca a batalhar para reconstruir o pouco que possuíam e logo, logo. As habitações são erguidas para aglomerar extensas famílias que se amontoam em frágeis dependências.
Entretanto ainda não refeitos da infelicidade que a natureza os brinda. Surge as chuvas torrenciais que tudo alagam e deixam submersos os poucos recursos que o País ainda possui e toca a destruir novamente os irrisórios haveres de milhões, levados pelas enxurradas, que vão atulhar os campos cultivados, agora inundados pela imensidão da água que caiu do céu, para afogar as poucas esperanças dos haitianos.
Mas o povo já habituado a estes infernais rugidos da natureza. Não se deixa abater e toca a reunir as forças que ainda restam, para levantar de novo o castelo de palha para abrigar as populações, onde se refugiam milhões de famílias.
E lá fazem a vidinha deles, por entre a pobreza que mete dó, mas sempre esperançados num sinal vindo das doações para viveram ao menos uns tempos com alegria nos seus corações.
Como a natureza fez daquele cantinho o seu poiso para dar largas à sua fúria. Aparece agora de uma forma autêntico monstro que tudo derruba.
E num terramoto devastador arrasa este País e faz dele um gigante castelo de cartas e destrói-o num abrir e fechar de olhos.
Espalha a morte a céu aberto não olhando a meios para escolher as posições.
Enterra pessoas vivas na escuridão dos escombros.
E leva a dor aos que tiveram a sorte de estarem no lugar certo à hora certa, deixando-os desta vez sem soluções para se erguer.
É muita dor para um só País! É um castigo imenso para quem já é tão infeliz na procura de viver num espaço tão pobre e sem recursos.
A natureza descarrega o seu mal de estômago nas vítimas que lhe estão tão próximas.
Mas essa mesma natureza já lá habitava muito antes de viva alma ter lá assentado arrais e como os haitianos constroem a sua história por cima da devastação imposta pela natureza. Uma vez mais o irão fazer, com a ajuda de todos nós, porque este País quando a natureza resolve estar calminha no seu cantinho é um país de sonho. Com belezas deslumbrantes e quem pode lá ir visitar, fica encantado e com vontade de lá voltar. Mesmo que a natureza resolva de um momento para o outro manifestar a sua presença de uma força que nos deixa aqui tão longe com as lágrimas nos olhos por ver tanta dor e sem podermos lá chegar com um braço para ao menos os poder levantar daqueles escombros que os estão a matar a cada minuto.

Sem comentários: