sábado, 30 de janeiro de 2010

A Vianatece Esteve no Preço Certo



Normalmente faço o jantar e no meio da preparação por entre cenouras, cebolas, camarões e lulas para umas espetadas que enchem o olho da garotada. Gosto de me divertir com o Preço Certo.
Nessa hora a TV abre os olhos para a garotada, por entre travessuras dos moranguitos e bonecadas para os mais pequerruchos, eu rio-me com o gordo.
Agora o Preço Certo virou entretenimento para as pessoas de mais idade e são eles a grande maioria, que enchem aquele espaço onde o gordo com as assistentes de encher o olho, alegram a hora de preparar a janta e no meio de partir a cebola que faz chorar, rio-me com as expressões do baixinho. Com as caretas daquele rosto que imitam as personagens do shrek e dão um colorido ao programa que anima meia hora do dia e faz rir, porque rir é o melhor remédio .
Então quando é directo é demais! O gordo perde-se com a pureza dos concorrentes que no meio de um nervoso miudinho só pedem um buraco para se esconder.
Lá chega o momento do verdadeiro e do falso.
A concorrente aposta no verdadeiro. O gordo coça a orelha dizendo que não ouviu. A concorrente já atarantada dá o dito por não dito e corre a corrigir e o falso é prontamente anunciado.
A menina inclinando-se ligeiramente, fazendo realçar os dotes peitorais que trocam os olhos a qualquer um, lá desanda a geringonça e o concorrente acerta em cheio no palpite, depois de o gordo quase o obrigar a alterar a primeira escolha.
Por entre saltos de alegria, no prémio ganho o gordo desabafa “as coisas que esta mulher sabe….”
O jantar está a ganhar forma e o Preço Certo avança para a parte em que todos anseiam e a roda gira para apurar o finalista.
O tema é o produto nacional e os prémios são exclusivamente cá do País e para meu espanto no meio de virar as espetadas já a deixar água na boca. Ouço os patrocinadores, que aproveitam a montra Preço Certo para mostrar o bom que tem nas suas empresas e lá está a da família Vianatece, artesanato e tecelagem.
Com colcha, onde a bela checa se estende realçando os dotes que Deus lhe deu.
Tapetes de folhados onde o gordo realça como passadeira para a fama.
E atoalhados para limpar o corpo vistoso da assistente, que faz inveja às famosas que dão colorido às revistas cor-de-rosa.
Fiquei vaidoso por a família entrar na casa dos portugueses através do Preço Certo que alegra quem vê, num programa de grande simplicidade e de alegria para quem participa.
O povo gosta e cada vez mais pessoas lá chegam. Muitos deles levando lembranças que representam as tradições dos vários pontos do País. E é gratificante para quem assiste, descobrir naqueles rostos de pessoas simples, tanta alegria. No meio de belas tiradas do gordo, que tanto se esforça para não se tornar numa bolinha patusca, mas que tem uma boca sempre pronta a devorar as jantaradas oferecidas.
De apanhados no meio da assistência, que fazem rir pela ingenuidade pura de quem é focado e não se apercebe.
E da estonteante alegria de quem vence a montra, em palpites lançados pela plateia e que lhes cai em cima num turbilhão de alegria a que nem o gordo escapa.
É disto que o nosso povo gosta e quando assim é, é deixar o gordo apresentar mais uns anitos.

Sem comentários: